domingo, 5 de junho de 2011

Esquecendo o inesquecível - O depois de uma separação

(Post dedicado à moça desconhecida do outro lado do telefone)

Image and video hosting by TinyPic

"Eu, agora - que desfecho!
Já nem penso mais em ti...
Mas será que nunca deixo
De lembrar que te esqueci?"
Mário Quintana

Ontem recebi um telefonema e do outro lado da linha estava Meu Amigo Querido e uma amiga dele (doravante denominada Flame). M.A.Q. intercalava conversas comigo e com Flame, até comentar de uma foto que ele queria jogar fora. Perguntei do que se tratava e ele me contou que Flame estava passando por um período de esquecimento. Ai eu falei pra jogar a foto fora, pra queimar, e minha ideia foi bem aceita. Tão bem aceita que começaram a fazer várias perguntas e a seguir exatamente tudo o que eu dizia, como se eu descrevesse algum ritual. O processo foi chamado de Ritual do Fogo. Acompanhei tudo à distância (viva voz rulez), uma folha de jornal que não queimava de jeito nenhum, uma foto que virou cinzas exceto o pequeno pedaço que mostrava os rostos unidos do ex casal, pessoas com medo de respirar a fumaça e ficar apaixonada pelo ex da moça e um "Obrigada, estou me sentindo melhor" ao final da ligação.

Não sei se é a Lua, mas ultimamente tenho consolado até que muitas pessoas que terminaram relacionamentos. Tirando as especificidades de cada relação (e términos), há sempre um ponto em comum: as pessoas acabam se afundando mais na ânsia de esquecer. Muitas vezes pensam mais na pessoa (não) amada agora do que antes e acabam multiplicando a dor. Sofrem pelo fato e sofrem por sofrerem. Lembram pra esquecer, e olhando aqui de fora não tem muito sentido, né? Ok, não se pode racionalizar os sentimentos, mas é que eu lido com términos de uma maneira tão mais simples... Acredito que a dor é inevitável, mas o sofrimento é opicional.

Acredito que a Dor, além de inevitável, é necessária. Só apreciamos o doce porque conhecemos o amargo. A Dor tem seu lado positivo, ela nos impulsiona a realizar mudanças. Tirando todo o sofrimento, eu acho o fim de um relacionamento algo fantástico. É um novo recomeço, uma nova chance. Uma página em branco que podemos preencher da maneira que quisermos. Nesta fase temos a chance de adquirir novos hábitos, de conhecer novos amigos, de visitar novos lugares. Fazemos o que queremos sem termos que nos podar por conta de alguém. É um tempo maravilhoso para nos apreciarmos, nos mimarmos e, principalmente, para nos renovarmos.

Rasguem todas as fotos, queimem as cartas e deletem os e-mails. Uma catarse é mais do que necessária, do mais, deixem os sentimentos fluírem e uma hora tudo o que vai restar são lembranças vagas e serenas de algo que ficou em outra página.

rainbow

Para todos que terminaram um relacionamento recentemente eu desejo sorte e espero que aproveitem este momento de renovação.

Beijitos

Um comentário:

  1. Estas palavras servem pra mim, preciso fazer tudo isso ;) lindaaaa!

    ResponderExcluir