sábado, 26 de setembro de 2009

Sonhos lusitanos

Estava eu lendo esta tarde quando meus olhos começaram a ter dificuldade para ficar abertos. A compreensão ficou prejudicada e tive que me render a Hipnos.
E com que foi que eu sonhei??? Com Os Lusíadas!!! Não lembro muito bem, mas tinha um barquinho e alguém declamando ao meu lado. Seria o próprio Camões?
Como ainda estou no canto I, sei que muitos sonhos me esperam. Adamastor ainda vai me acordar de madrugada :p
Bom, segue um trechinho do meu canto preferido desta que é a maior campanha publicitária de um país.

(Canto V)
37. Porém já cinco sóis eram passados
Que dali nos partíramos, cortando
Os mares nunca de outrem navegados,
Prosperamente os ventos assoprando,
Quando uma noite, estando descuidados
Na cortadora proa vigiando,
Uma nuvem, que os ares escurece,
Sobre nossas cabeças aparece.

39. Não acabava, quando uma figura
Se nos mostra no ar, robusta e válida,
De disforme e grandíssima estatura;
O rosto carregado, a barba esquálida,
Os olhos encovados, e a postura
Medonha e má e a cor terrena e pálida;
Cheios de terra e crespos os cabelos,
A boca negra, os dentes amarelos.

40. Tão grande era de membros, que bem posso
Certificar-te que este era o segundo
De Rodes estranhíssimo Colosso,
Que um dos sete milagres foi do mundo.
Co'um tom de voz nos fala, horrendo e grosso,
Que pareceu sair do mar profundo,
Arrepiam-se as carnes e o cabelo,
A mim e a todos, só de ouvi-lo e vê-lo!

Um comentário:

  1. Será que o Camões, se apaixonou por ti, de maneira, a entrar nos teus sonhos. Tá bem que o senhor era cego de um olho, mas não era tolo... ás tantas apaixonou-se por ti...kkk! beijos e uma boa semana.

    ResponderExcluir